quarta-feira, 2 de março de 2016

Até que ponto é que tu és líder de ti mesmo?



Desde que partilhei contigo a história (real) da Psicóloga que foi fazer Coaching (se não leste, podes ainda faze-lo aqui), que fiquei cheia de vontade de partilhar contigo como foi o chamado  “momento do click”.

Na verdade não houve um dia em que eu simplesmente acordei e pensei “hoje é o dia de mudar tudo na minha vida”. Foi uma fase bastante longa, de mais de um ano, em que todos os dias acordava e pensava “Coragem Liliana, afinal é só mais um dia igual ao dia de ontem, não há o que temer!”.

E foi assim que durante muito tempo me fui conformando com a mediocridade da vida que leva, todos os dias. Mas, todos os dias com menos energia. A cada dia, com menos capacidade de me auto motivar (ou será antes com mais capacidade de me auto sabotar, questiono-me agora!?). A cada terminar ou iniciar de dia, com um pensamento menos positivo.

Então, no dia em que decidi escrever a minha lista de objetivos, que como já sabes, resultou numa folha em branco, percebi que me tinha tornado em alguém que não reconhecia como sendo eu mesma. Tornei-me uma pessoa insegura, cheia de dúvidas e medos, sem capacidade de dizer sequer o que gostava ou não. E desta forma, fui percebendo que tinha perdido a minha liderança pessoal.

Sabes o que é a liderança pessoal?

A liderança pessoal tem a ver com o facto de seres o líder da tua própria vida. Está relacionado com a forma como te lideras a ti próprio, em todas as áreas da tua vida. Em que decides o que queres em cada uma delas, e reúnes as competências necessárias para o atingires.

A liderança pessoal é um dos princípios da excelência pessoal, pois só quem é soberano de si próprio pode realmente dar o melhor de si, com força e integridade. E neste sentido, quem se auto lidera é alguém que já desenvolveu as suas qualidades pessoais, e que aprendeu a reconhecer, essencialmente, os seus pontos fortes.
Pelo contrário, alguém que não tem desenvolvida a sua liderança pessoal sente a necessidade de ser liderado pelos outros, tornando-se no resultado daquilo que os outros querem e não o que ele próprio quer, até porque grande parte das vezes, tal como eu, não sabem o que querem.

Se te identificas com as características de alguém que se auto lidera, parabéns! Já percorres-te, com toda a certeza, um caminho muito trabalhoso para aí chegares, e isso tem todo valor.

Se pelo contrário sentes que te incluis no grupo de pessoas que não é líder da sua própria vida, a boa noticia é que “ainda não o és, mas depende exclusivamente de ti sê-lo”.

A construção da liderança pessoal inicia-se por um processo de desenvolvimento pessoal. Um caminho de auto descoberta, onde naturalmente se assumem as forças e fraquezas pessoais.
Foi exatamente isto que aconteceu comigo. Quanto mais (re)conhecia em mim forças e fraquezas, maior líder de mim mesma eu me fui tornando.

E neste momento, deves de te estar a preguntar: Liliana, então mas tu estudaste Psicologia e não te conhecias a ti própria?

Pois é. Tens toda a razão. Foi um choque para mim aperceber-me disto. Mas, a verdade é que ESTUDEI 10 ANOS PSICOLOGIA E DESCOBRI QUE NÃO SABIA PRATICAMENTE NADA DE MIM!

Felizmente, descobri-o aos 28 anos e agora tenho uma vida inteira pela frente, onde me posso ir redescobrindo, onde posso trabalhar de acordo com quem sou, de acordo com  o meu propósito de vida, ser feliz e levar um número cada vez maior de pessoas também a viver desta forma.

Estás a pensar que tive realmente sorte em tê-lo descoberto aos 28 anos.
Sim, é verdade! Há  pessoas que passam uma vida inteira e o que sabem sobre elas próprias é algo mínimo, insignificante até. Por isso, independentemente da idade que tens, estás sempre a tempo. Uma boa crença motivadora (podes ver o post sobre isto aqui) nesta situação é “Estamos sempre a tempo. Mais vale tarde, que nunca!”

Por isso mãos à obra e pensa sobre isto:

Se te tivesses que te apresentar a alguém neste momento, e lhe tivesses que dizer três características positivas (forças) e três características negativas (fraquezas) tuas, o que lhe dizias?

Como lidas com os teus pontos fracos?

De que forma procuras em ti os teus pontos fortes?

Como os valorizas no teu dia-a-dia?



Boas reflexões com muita positividade na mente.



2 comentários:

  1. Gostei muito e me identifiquei .. Obrigada pela partilha.<3

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu é que agradeço e muito. :)
      Se podemos criar a ideia de mudança positiva nos outros só com a nossa experiência, porque não o fazer?
      Continua a acompanhar o blog e desfruta dele com muita positividade na mente, pois foi escrito especialmente para ti <3

      Eliminar