quinta-feira, 17 de março de 2016

O que fazer para começar a ter uma vida realizada?


Esta foi uma pergunta com que me deparei durante muito tempo. Queria de facto ter uma vida diferente. Queria ser mais. Queria melhor. Mas quando me perguntavam o que eu queria exatamente,  não sabia responder. E este foi o primeiro grande desafio que tive na construção da minha vida de sonho.
Para  conseguir responder a esta pergunta tive que voltar um pouco atrás e responder a outras perguntas:

- Ao longo da tua vida o que te tem feito sentir realizada?
- Porque é que essas coisas/acontecimento te fizeram sentir assim?
- Neste momento o que és/tens na tua vida que te permite viver realizada?
São perguntas tão difíceis de responder quanto poderosas, sobre as quais nunca tinha parado para pensar. Eu só queria o que todas as pessoas querem, o melhor!
Mais tarde percebi que para além do melhor para cada um ser diferente, possivelmente a maior parte das pessoas também não sabe exatamente o que é esse melhor para elas. É preciso, então, começar por descobrir o é “o melhor”.

Esta foi a fase em que mais senti o poder das crenças limitadoras e pensamentos negativos. Mais do que não ter consciência de muitas das coisas que para mim eram importantes, sempre que permitia que a minha essência se manifestasse e trouxesse à consciência os meus verdadeiros desejos e ambições, automaticamente estes eram desalentados de tal forma pelas minhas crenças, pensamentos negativos e falta de confiança em mim, que não permitia sequer que chegassem ao papel.

Como podemos nós atingir algo que não sabemos o que é?
A resposta é simples. Não podemos!

Este foi para mim um período muito rico no que diz respeito ao autoconhecimento, mas confesso, que um a fase extremamente dura. É preciso querer muito. É preciso resiliência. É preciso persistência.
Se tens tudo isto, ou achas que o podes desenvolver, então está na hora de viveres realizado!
Se não tens, nem te sentes com capacidade de trabalhar todos estes aspetos sozinho, neste momento, podes pedir a ajuda de alguém especializado, ou então manteres-te a viver na mediocridade. A escolha é sempre tua.

Se escolheste mudar já, parabéns! Podes começar por voltar às primeiras questões deste post e trazeres para o presente os sentimentos e características que identificas em ti, em cada momento em que já te sentiste realizado. É altura de positivar a mente, ou como se diz em Psicologia Positiva, FLORESCER.



Preparado para começar?

Para este desafio vais precisar de uma folha e um lápis.
Nessa folha vais escrever um pequeno texto no qual descreves uma experiência concreta, onde mostras como funcionaste no teu melhor. Esta experiência deve de refletir bem como utilizaste as tuas melhores qualidades e características. Nesta descrição todos os pormenores são extremamente importantes: o local, as pessoas envolvidas, a relação que tens com cada uma delas, os pensamentos que te vão surgindo, etc.. Recorda-te que deve fazer um esforço verdadeiro no sentido de identificares características pessoais positivas que contribuíram para que a situação se tivesse desenrolado dessa forma positiva.

Repete o exercício pelo menos uma vez por mês. Lembra-te que este é o começo.

Boas leituras, reflexões e escrita com muita positividade na mente.



Sem comentários:

Enviar um comentário